Saiba mais sobre a história da escrita:

Pictografia
Escrita Cuneiforme
Hieróglifos
Escrita Alfabética
Manuscritos Idade Média
Xilogravura
Impressão
E-books
Hipertexto
Bibliotecas virtuais
Escrita no Brasil

E-books

O livro eletrônico é editado para distribuição via Internet não passa, portanto, pelos processos tradicionais de edição e venda, possibilitando, assim, que as editoras cortem custos de impressão e comercialização, o que reduz o seu preço em relação ao das publicações em papel.

O ebook, além de poder ser lido em desktops, laptops ou palm pilots, possibilitou o desenvolvimento de opções totalmente novas para leitura digital, os ebooks readers. Atualmente os modelos mais conhecidos no mercado são: Rocket e-book (Nuvomedia) e Softbook (Softbook Press). Ambos permitem ao usuário fazer anotações, marcar trechos, pesquisar palavras ou regular a luminosidade da tela.

Estão em funcionamento vários sites brasileiros, onde é possível fazer download de ebooks, alguns deles disponibilizados gratuitamente. Em sua maioria, funcionam, além de livrarias virtuais como editoras eletrônicas que possibilitam a qualquer autor levar sua obra diretamente aos leitores. Essas editoras eletrônicas têm demonstrado grande preocupação em garantir os direitos autorais. Para impedir a reprodução não autorizada dos trabalhos, utilizam a criptografia, recurso para transmissão de dados que codifica os arquivos enviados na Internet de forma que só podem ser lidos com a utilização de chave pessoal e senha previamente estabelecidas.

 
Subir