Saiba mais sobre a história da escrita:

Pictografia
Escrita Cuneiforme
Hieróglifos
Escrita Alfabética
Manuscritos Idade Média
Xilogravura
Impressão
E-books
Hipertexto
Bibliotecas virtuais
Escrita no Brasil

Escrita no Brasil

Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao País a qual, escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao Rei de Portugal, relatava com notório entusiasmo o descobrimento de uma nova terra. Em 1500 é escrita por Pero Vaz de Caminha uma carta ao Rei de Portugal, narrando as características da terra recém-descoberta. Essa carta ficou conhecida como Carta de Caminha, que é considerada a Certidão de Nascimento do Brasil, por ser o primeiro documento oficial sobre o País. A Carta de Caminha se encontra atualmente guardada na Torre do Tombo, em Lisboa/Portugal.

-------------------------------------------------------------------------

Carta antiga

Carta antiga por volta de 1885 da família de Izabel Cecchini, que dizia:

"Querido mano.

Recebi tua amavel cartinha, que encheu-me de prazer. Estou muito acostumadam e vou indo bem de estudos. O collegio é muito bom, ensina tudo que uma moça deve apprender, como perguntaste na tua carta.

Já estive muitas vezes com o Padrinho Amador depois que te fostes d'aqui. Hontem estive com elle que veio visitar-me. Disseste que minha lettra está bonita, pois é verdade que está muito melhor agora, porem linda não..."

 
ampliar
Carta antiga
 
 
 
Subir