Saiba mais sobre a história da escrita:

Pictografia
Escrita Cuneiforme
Hieróglifos
Escrita Alfabética
Manuscritos Idade Média
Xilogravura
Impressão
E-books
Hipertexto
Bibliotecas virtuais
Escrita no Brasil

Hipertexto

O hipertexto tem como princípio básico a construção de estruturas não lineares, que permitem ao usuário buscar informações utilizando seu próprio caminho, navegando em uma rede de nós, conectados por ligações que o levam a outros textos, imagens, sons ou vídeos. Os links desdobram-se, em um ambiente aberto à exploração e ao movimento.
Essa natureza não linear, ao contrário do texto impresso, não impõe ao leitor uma ordem hierárquica de frases, parágrafos, páginas e capítulos a serem seguidos. O hipertexto possibilita a disponibilização, na tela, de sugestões de caminhos, cabe ao usuário escolher qual trilha no ciberespaço vai seguir, não há, portanto, somente recepção, ele interfere, interage com o texto de forma imediata.

Outra característica que diferencia o hipertexto do texto impresso é a sua facilidade de atualização, já que admite a inclusão de novos elementos a qualquer momento, num processo dinâmico de composição do contéudo, enquanto na publicação impressa o conteúdo só se altera em outras edições.
Atualmente os trabalhos desenvolvidos em linguagem hipertextual, a exemplo do que ocorreu com o surgimento da televisão, quando os telejornais utilizavam filmes documentários, reportagens de jornais ou correspondentes de rádio, ainda reproduzem a estrutura linear e estática das publicações impressas. Na maioria dos trabalhos disponíveis na Rede ainda não são exploradas todas as potencialidades da nova mídia.

 
Subir